terça-feira, 21 de agosto de 2012

VALE UMA VISITA...

Exposição de Arte e Cultura do CEAMO será aberta amanhã

Evento aborda o tema Nordeste Cultural e acontece no Teatro Municipal Dix Huit Rosado
Começa nesta terça-feira, 21 de agosto, a 18ª Exposição de Arte e Cultura do CEAMO – EAC. O maior evento da Escola acontecerá no Teatro Dix-Huit Rosado e segue até o dia 23 de agosto. Este ano a EAC realiza uma viagem pelo Nordeste, proporcionando um mergulho nas raízes culturais da região. “A proposta do evento é ampliar os conhecimentos e habilidades artísticas dos alunos e desenvolver a consciência crítica acerca da importância do Nordeste no cenário nacional”. Comenta Fabíola Vale, diretora do CEAMO.
A programação da EAC será aberta na terça-feira, dia 21, com as apresentações das turmas da Educação Infantil, que recordarão as brincadeiras nordestinas, as cantigas e os jogos. “Será encantador e emocionante reviver estas tradições que, com tempo, acabam sendo esquecidas. O Nordeste é um verdadeiro complexo cultural, com manifestações diversificadas que precisam ser resgatadas e valorizadas”. Comenta Fátima Vale, vice-diretora do CEAMO.
Nos dias 22 e 23 será a vez dos alunos das turmas do Ensino Fundamental subirem ao palco do teatro, encantando com danças típicas da região, músicas, artes cênicas e expressões culturais do povo nordestino. O Ensino Fundamental lembrará as histórias, as festas, as belezas e a fé do nosso povo. Temas como a seca, personalidades da região e artistas consagrados também serão lembrados nas apresentações. “Dançaremos forró, xote, xaxado, baião, frevo, axé, coco, capoeira e faremos o público dançar conosco”. Comenta Fabíola. As apresentações acontecerão sempre a partir das 19 horas.
A temática do Nordeste Cultural vem sendo trabalhada desde o início do ano com os alunos da Escola. Para a 18ª EAC, os alunos pesquisaram, em diversas fontes, o universo da cultura nordestina e apresentarão os conhecimentos construídos, através de várias expressões em um verdadeiro espetáculo nordestino.